As mudanças que ocorrem na Educação brasileira, de forma imediatista e apressada, refletem os retrocessos no plano político e econômico. A perspectiva neoliberal está presente de forma explícita nas propostas de construção da Base Nacional Comum Curricular. São evidentes as tentativas de impor um conjunto de orientações que desconstroem as Diretrizes Curriculares Nacionais e apontam para uma vertente utilitarista pautada pelo mercado, afastando-se da formação de cidadãs e cidadãos críticos!
A Reforma do Ensino Médio representa o risco de uma Educação mutilada, que não contempla todas as Áreas do Conhecimento, privando os estudantes de uma formação de qualidade. Além da limitação curricular, abre o caminho para uma falaciosa "parceria público-privada" que na verdade aponta para a privatização parcial da Educação brasileira. O Estado passa para a iniciativa privada a gestão e o fornecimento de profissionais, pondo em risco postos de trabalho para professores e professoras e a autonomia de nossas instituições de ensino.
Diante deste quadro de ataques à Educação Pública, a APP Metronorte inicia uma série de debates sobre a BNCC e Reforma do Ensino Médio com educadores e educadoras da Região Metropolitana Norte. Em Quatro Barras já foi realizado o seminário, contando com a presença de profissionais da Educação de três escolas daquele município. Elio da Silva, nosso Secretário de Organização e Taís Mendes, secretária educacional da APP Estadual coordenaram o evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário