quinta-feira, 31 de maio de 2018

PROGRAMA DE FORMAÇÃO 2018 - APP METROPOLITANA NORTE: 50 Horas de Certificação pela UFPR!

Democracia, Estado e  Educação Pública Para Quem?

Ao propor o curso de formação com o tema "Democracia, Estado e Educação Pública Para Quem?", o principal objetivo é situar nossa categoria na conjuntura complexa em que vivemos.

O curso tem uma carga de 50 horas divididas como segue abaixo:

1º tema Principal: Democracia, Estado, e Educação Pública para quem? - 12 horas - 29 e 30/junho;

2º tema: Organização sindical - 8 horas - 25/agosto;

3º tema: Identidade e lutas na organização do trabalho pedagógico - 8 horas - 29/setembro;

4º tema: Direitos humanos, direitos sociais para mulheres, população LGBTI e população negra - 8 horas - 06/outubro;

5º tema: Organização e empoderamento das direções municipais - 8 horas - 10/novembro; e mais 06 horas de atividades. Totalizando 50 horas.

O 1º tema terá uma abertura que será ministrada no dia 29 de junho  às 18:00 horas e será um seminário aberto à comunidade com 4 horas de duração.Trata-se de uma atividade de cunho formativo e político. 

O Programa de Formação ocorrerá no Núcleo Sindical Metropolitano Norte - Rua Voluntários da Pátria 475, sala 1407, 14º andar, Edifício Asa. 

A certificação só será fornecida:

  • Aos cursistas inscritos que participarem de toda a jornada;

  • A professores, professoras, funcionários e funcionárias sindicalizados e pertencentes ao Núcleo Sindical Metronorte;

  • Aos cursistas que cumprirem as 50 horas de atividades previstas na formação. O curso tem parceria com a UFPR para fins de certificação.

As inscrições vão de 28/05 a 29/06 poderão ser feitas pelo e-mail: 

pelo telefone: 41 3023-3649 e pelo GOOGLE DRIVE no Link:

quarta-feira, 23 de maio de 2018

APP Metronorte PRESENTE no Ato do Dia 22 de Maio! Na Luta Pela Data-Base, Hora-Atividade e Revisão dos Salários do PSS!

No Paraná são mais de 300 mil Servidoras e Servidores Públicos com salários defasados em mais de 11%, acumulando perdas de quase três anos sem reposição do índice inflacionário. Por conta desta grave situação, o Fórum das Entidades Sindicais do Paraná (FES) organizou nesta terça feira, dia 22 de maio um ato unificado envolvendo todas as representações sindicais do Funcionalismo Público Paranaense. 
A APP Estadual e a Regional Metropolitana Norte estiveram presentes para PRESSIONAR o governo a cumprir com a legislação que prevê a reposição inflacionária, além de cobrar também todos os itens de nossa pauta, em particular a Hora-Atividade e a retirada do desconto dos professores e professoras PSS! 



terça-feira, 15 de maio de 2018

APP Metronorte Vai às Escolas Para Mobilizar Todos e Todas Para Ato do Dia 22 de Maio!

A APP Metronorte está NA LUTA! Nossa pauta está sendo cobrada do governo e é necessário que haja PRESSÃO! Estamos visitando escolas da Região Metropolitana Norte de Curitiba para tratar de todos os itens de nossa pauta, destacando:

  • DATA-BASE;
  • HORA-ATIVIDADE;
  • CORTE de salário dos PSS;
  • Perseguições e punições a professores e professoras.
Estivemos entre os dias 14 e 15 de maio nas escolas Matias Jacomel, Arnaldo Busato e Luarlindo no município de Pinhais e nas escolas Plínio Salgado, Raulino Costa Curta e Colégio Estadual Helena Kolody em Colombo. 
Elio da Silva debate com educadores e educadoras em Colombo. Todos e todas MOBILIZADOS!

Elio da Silva debate com educadores e educadoras em Colombo. Todos e todas MOBILIZADOS!

AGENDA:

Não esqueça: 

Dia 22 de maio é dia de mobilização estadual unificada. Estaremos às 09:00 em frente ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico. Essa mobilização será em defesa da DATA-BASE e será realizada  com o conjunto dos demais sindicatos de servidoras e servidores públicos de nosso estado!

domingo, 6 de maio de 2018

PLS 395/2017 PODE AUMENTAR CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE SERVIDORES PÚBLICOS EM ATÉ 22%!

Há um Projeto de Lei do Senado 395/2017, de autoria do senador Garibaldi Alves Filho (MDB/RN), que dispõe sobre a compensação financeira entre os Regimes Próprios de Previdência de Servidores (RPPS) titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e dá outras providências que, sob o argumento de compensação financeira, impacta gravemente os servidores públicos ao aumentar para até 22% a alíquota suplementar no caso de déficit comprovado dos RPPS. O texto, que tem a relatoria do senador Valdir Raupp (MDB/RO), na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), é uma verdadeira arapuca e atingirá os servidores da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.


Em seu artigo 3º, do Substitutivo proposto pelo senador Valdir Raupp, propõe-se alterar vários artigos da Lei 9.717 (Lei geral dos RPPS), prevendo alíquotas suplementares dos entes e todo o conjunto de segurados – ativos, inativos e pensionistas – do respectivo regime próprio, destinadas à cobertura do déficit financeiro e atuarial.

Sem discutir amplamente ou ouvir as áreas diretamente afetadas pelas alterações do projeto, o PLS 395/17 avança rapidamente e já tramita em comissões terminativas. A matéria está pronta para ser votada na CAS e, depois, será encaminhada para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde caberá a última decisão.

Fonte: Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Anfip)


Você, servidora ou servidor público deve se posicionar CONTRA este projeto! Vote NÃO na Consulta Pública do Senado! Acesse o link abaixo e manifeste sua contrariedade a mais este golpe contra quem trabalha em prol da população brasileira! 


sábado, 5 de maio de 2018

APP Metronorte Presente no Programa de Formação da APP-Sindicato: Democracia, Estado e Educação Pública Para Quem?

A APP Metronorte participou do programa de formação da APP-Sindicato que tem como objetivo fornecer subsídios teóricos e conhecimento técnico para instrumentalizar nosso efetivo. O tema desta formação ilustra bem nosso momento de crise das instituições e o perigo do avanço de políticas neoliberais: Democracia, Estado e Educação Pública Para Quem?
APP Metronorte no curso de formação Democracia, Estado e Educação Pública Para Quem? Taís Adams Gramosvski, Ana Lúcia Zambão Gutier, Vanessa Collere, Simone de Moraes, Nillyane Ostrovski, Elio da Silva, Rosani Moreira e Tânia Chupel.


Segue abaixo resumo do Programa de Formação. 



PROGRAMA DE FORMAÇÃO POLÍTICA SINDICAL  -  APP / UFPR
TEMA/TÍTULO: Democracia, Estado e Educação Pública Para Quem?


Justificativa

O Brasil, e consequentemente o Paraná, passa por um período histórico com características singulares em que direitos se tornaram privilégios e privilégios são defendidos como direitos. A custas de muitas lutas e enfrentamentos, o proletariado, trabalhadores/as ou não, organizados/as nos mais diversos movimentos sociais, populares, sindicais e outros, acabou por consolidar alguns direitos e conquistar outros! Com o golpe de 2015 todas estas conquistas vem sofrendo sucessivos ataques, passam por um processo fortíssimo de desmantelamento e destruição! Este quadro nos força a reviver a experiência de ter um Estado (executivo, legislativo e judiciário) que persegue suas cidadãs e cidadãos mais pobres enquanto aprimora seus mecanismos de alimentação da ganância financeira dos mais ricos.
O Movimento sindical tem se constituído como alternativa de resistência. Entre as ações possíveis, a APP-Sindicato, em parceria com a UFPR, se propõe a este processo formativo que visa multiplicar conteúdos, informações e contrainformações aos seus sindicalizados/as transformando a indignação em resistência e combustível que potencializam a ação de forma organizada no sentido de retomar a trajetória de conquistas!

Objetivo


Proporcionar a quem participar do percurso formativo instrumental teórico e prático para atuação em seu local de trabalho e ou militância, fortalecendo organizações, redes, visando melhoria nas condições de trabalho e de vida e fortalecimentos das organizações e suas lutas.

Metologia

  • Turma estadual preparatória de coordenações, docentes e monitorias – 50 horas.
  • Turmas regionais organizadas pelos núcleos sindicais da APP-Sindicato para desenvolvimento do percurso formativo com os temas relacionados abaixo – 50 horas.
  • Atividades realizadas mesclando palestras, debates, estudos em grupo, oficinas, tarefas, produção de textos, atividades no local de trabalho, entre outras.


Público

  • Trabalhadores/as da educação da rede pública estadual e redes públicas municipais;
  • Outras categorias.

APP-Sindicato Estadual e Regional Metropolitana Norte na luta pelo PROFUNCIONÁRIO!

A APP Metronorte e a APP-Sindicato Estadual estiveram neste dia 03 de maio no Instituto Federal para debater os rumos do programa Profuncionário em nosso Estado. É necessário pressionar a SEED e as Secretarias Municipais de Educação para que o programa seja mantido e possa atender nossos funcionários e funcionárias!

Mas o que é o Profuncionário?

  • De acordo com portal do MEC: "O Profuncionário é o Programa de Formação Profissional em Serviço dos Funcionários da Educação Básica Pública, em habilitação compatível com sua atividade educativa, na modalidade da Educação a Distância (EAD). Obedece ao disposto no art. 61 da Lei de Diretrizes e Bases n.º 9394/1996, conforme a Lei nº 12.014/2009 e ao disposto no parágrafo único do art. 62-A da Lei de Diretrizes e Bases, por meio do qual a profissionalização tornou-se direito de todos os funcionários da educação".


Nossa defesa é pela continuidade do programa! Ele é de grande importância para atendermos as metas dos Planos Nacional, Estaduais e Municipais de Educação que tratam da valorização dos profissionais da Educação e dos planos de carreira para funcionários e funcionárias.
Ana Lúcia Zambão Gutier, Presidenta da APP Metronorte e Nádia Brixner da APP Estadual no Instituto Federal na luta pela manutenção do PROFUNCIONÁRIO!

Mais informações sobre o profuncionário no link abaixo: