sábado, 5 de maio de 2018

APP Metronorte Presente no Programa de Formação da APP-Sindicato: Democracia, Estado e Educação Pública Para Quem?

A APP Metronorte participou do programa de formação da APP-Sindicato que tem como objetivo fornecer subsídios teóricos e conhecimento técnico para instrumentalizar nosso efetivo. O tema desta formação ilustra bem nosso momento de crise das instituições e o perigo do avanço de políticas neoliberais: Democracia, Estado e Educação Pública Para Quem?
APP Metronorte no curso de formação Democracia, Estado e Educação Pública Para Quem? Taís Adams Gramosvski, Ana Lúcia Zambão Gutier, Vanessa Collere, Simone de Moraes, Nillyane Ostrovski, Elio da Silva, Rosani Moreira e Tânia Chupel.


Segue abaixo resumo do Programa de Formação. 



PROGRAMA DE FORMAÇÃO POLÍTICA SINDICAL  -  APP / UFPR
TEMA/TÍTULO: Democracia, Estado e Educação Pública Para Quem?


Justificativa

O Brasil, e consequentemente o Paraná, passa por um período histórico com características singulares em que direitos se tornaram privilégios e privilégios são defendidos como direitos. A custas de muitas lutas e enfrentamentos, o proletariado, trabalhadores/as ou não, organizados/as nos mais diversos movimentos sociais, populares, sindicais e outros, acabou por consolidar alguns direitos e conquistar outros! Com o golpe de 2015 todas estas conquistas vem sofrendo sucessivos ataques, passam por um processo fortíssimo de desmantelamento e destruição! Este quadro nos força a reviver a experiência de ter um Estado (executivo, legislativo e judiciário) que persegue suas cidadãs e cidadãos mais pobres enquanto aprimora seus mecanismos de alimentação da ganância financeira dos mais ricos.
O Movimento sindical tem se constituído como alternativa de resistência. Entre as ações possíveis, a APP-Sindicato, em parceria com a UFPR, se propõe a este processo formativo que visa multiplicar conteúdos, informações e contrainformações aos seus sindicalizados/as transformando a indignação em resistência e combustível que potencializam a ação de forma organizada no sentido de retomar a trajetória de conquistas!

Objetivo


Proporcionar a quem participar do percurso formativo instrumental teórico e prático para atuação em seu local de trabalho e ou militância, fortalecendo organizações, redes, visando melhoria nas condições de trabalho e de vida e fortalecimentos das organizações e suas lutas.

Metologia

  • Turma estadual preparatória de coordenações, docentes e monitorias – 50 horas.
  • Turmas regionais organizadas pelos núcleos sindicais da APP-Sindicato para desenvolvimento do percurso formativo com os temas relacionados abaixo – 50 horas.
  • Atividades realizadas mesclando palestras, debates, estudos em grupo, oficinas, tarefas, produção de textos, atividades no local de trabalho, entre outras.


Público

  • Trabalhadores/as da educação da rede pública estadual e redes públicas municipais;
  • Outras categorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário