sábado, 8 de dezembro de 2018

APP Metronorte Participa do II Seminário da Educação do Campo! Resistência é a Palavra de Ordem!

Entre os dias 30/11 a 02/12, ocorreu no município de Adrianópolis-PR, pertencente a região do Vale do Ribeira,  o II Seminário da Educação do Campo. O evento foi organizado pelo Coletivo de Educadores do Campo do Paraná e São Paulo, pelas turmas de Licenciatura em Educação do Campo da UFPR Setor Litoral, Cerro Azul e Adrianópolis. O seminário também contou com o apoio da Articulação Paranaense por Uma Educação do Campo e da APP Metronorte!

O objetivo da realização do Seminário foi fortalecer essa modalidade de Educação no Vale do Ribeira. Nesse ano de 2018, organizações comunidades e escolas da região estão promovendo uma aproximação compreendendo o Rio Ribeira não como fronteira, mas como espaço de confluência de lutas contra o fechamento de escolas do campo. Desta forma, tivemos a participação das comunidades quilombola, indígenas, caiçaras e MST de todo o Vale do Ribeira, discutindo encaminhamentos, ações e desafios para o próximo período.
Vandre Alexandre e Elio da Silva no II Seminário da Educação do Campo do Vale do Ribeira. Resistência contra o fechamento de escolas de Educação do Campo!

A APP-Metronorte teve um papel importante durante o evento, pois contribuiu com a organização de modo geral, compondo a mesa de abertura, participando da mesa de análise de conjuntura e realizando debates e encaminhamentos nos diversos grupos de trabalho (GT). Ao final do Seminário, foi apresentado a organização de uma carta compromisso, assinada por todos os movimentos presentes, definindo ações e campanhas contra o fechamento de escolas do campo, bem como, solicitando abertura de escolas que foram fechadas.
Muitos educadores, Movimentos Sociais, quilombolas e comunidades agrícolas estiveram presentes no II Seminário da Educação do Campo do Vale do Ribeira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário