domingo, 24 de fevereiro de 2019

APP Metronorte Presente em Colombo, Almirante Tamandaré e Pinhais! Semana de Muita Atividade Sindical em Nossas Escolas!

A APP Metronorte realizou entre os dias 19 e 22 de fevereiro visitas a escolas da Região Metropolitana Norte de Curitiba. Estivemos no Colégio Zumbi dos Palmares em Colombo, no Colégio Estadual Tancredo Neves em Almirante Tamandaré e no Colégio Estadual Leocádia em Pinhais. 

Nestas visitas foram tratados os seguintes assuntos:

  • Convocação para MOBILIZAÇÃO da terça-feira, dia 19 pela Hora-Atividade, Jornada de Hora-Aula para pedagogas(os) e readaptados(as); 
  • Comissão Sindical Escolar; 
  • Pauta dos funcionários e funcionárias de escola;
  • Pauta do PSS exigindo da SEED folha complementar;
  • Reforma da Previdência e seus impactos na vida dos professores e professoras.
Agradecemos a boa acolhida pelos educadores e educadoras, funcionários e funcionárias, pedagogos e pedagogas e direção destes estabelecimentos. Ressaltamos a importância da prática do trabalho de base como elemento fundamental para a construção de um Sindicato cada vez mais presente!

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Reforma da Previdência: Aumento da Idade Mínima e Aumento no Tempo de Contribuição de Professores e Professoras!

Nesta semana o governo federal apresentou a proposta de Reforma da Previdência! O projeto é mais um elemento do conjunto de ataques contra a classe trabalhadora e terá como alvo um direito fundamental que é a aposentadoria. Que mudanças serão feitas no regime previdenciário dos professores e professoras?

Como é Hoje:

IDADE: 50 anos para mulher e 55 anos para homem.                       
TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO: 25 anos para mulher e 30 anos para homem.

Proposta:

IDADE: 60 anos para ambos os sexos. 
TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO: mínimo de 30 anos para ambos os sexos. Para obter o benefício integral serão necessários 40 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO!

Há uma elevação na idade mínima de 5 anos para os homens e 10 anos para as mulheres. No caso do tempo de contribuição mínimo, este permanece inalterado para os homens, porém representa uma elevação de 5 anos para as mulheres! A meta para atingir a aposentadoria integral é elevado para 40 anos, o que representa um grave retrocesso! De forma geral as professoras são as mais prejudicadas por esta Reforma!

Contribuição Previdenciária:
Outro problema é a contribuição previdenciária para as servidoras e servidores públicos. Há o risco iminente de um aumento nesta contribuição que pode saltar dos 11% para até 19% do valor do salário! 

O projeto da Reforma da Previdência poderá passar por alterações e ainda não foi aprovado. É importante a mobilização de nossa categoria para evitar que sejam implantadas estas novas regras! 

Referências: 
Huffpost Brasil:

domingo, 17 de fevereiro de 2019

APP Metronorte Presente na Semana Pedagógica!

Nesta Semana Pedagógica, nos dias 12 e 13 de fevereiro a APP Metronorte esteve nos colégios Genésio Moreschi e Heráclito Fontoura Sobral Pinto em Colombo e nos colégios Romário Martins, Boa Esperança e Rosilda de S. Oliveira em Piraquara. 







A escola é um espaço de diversidade, de encontro, de promoção da democracia, de trocas e de vivências! Acima de tudo é o lugar onde ocorre a construção do pensamento crítico! Escola também é um lugar de muita luta de nossa categoria! Entendendo estas premissas como elementos fundamentais para o debate nesta Semana Pedagógica, levantamos os seguintes temas em nossas visitas:

  • Financiamento da Educação;
  • Mudanças no MEC e relação entre as novas políticas econômicas e Educação;
  • Posição da APP-Sindicato contrária à implementação de escolas militarizadas;
  • Privatização da Educação Pública, ensino à distância e pagamento de vouchers individuais ao invés do investimento na escola;
  • Equipes pedagógicas: discutimos a isonomia do quadro de equipe pedagógica e magistério. Neste sentido, reforçamos nossa posição contrária à adoção de jornada em Hora-Relógio!
  • Comissão sindical escolar: informamos os procedimentos para a assembleia de escolha dos membros da Comissão Sindical Escolar que atuarão como representantes do sindicato nas escolas. 
Além disso fizemos um contraponto às políticas educacionais da SEED, criticamos o enfoque empresarial da Educação proposto pela mantenedora! 

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

APP Metronorte Realiza Reunião Com Nova Chefia do NRE Área Norte

No dia 06 de fevereiro representantes do Núcleo Sindical da APP Metronorte reuniram-se com o novo chefe do Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Norte (NRE), Alcione Luiz Giaretton. Nossos objetivos foram discutir a pauta emergencial da categoria e apresentar várias demandas das escolas e educadores que atuam nos municípios da jurisdição. 

Conjuntura nacional e financiamento da Educação:
Na reunião foram tratados assuntos da conjuntura nacional, manifestando a nossa preocupação com o financiamento da educação para os próximos anos e o cumprimento dos Planos Nacional, Estadual e Municipais da Educação. Ressaltamos que FUNDEB é uma incerteza no governo Bolsonaro.
  
Direitos da categoria:
Destacamos que o Sindicato se manterá combativo em defesa da nossa categoria sempre atuando dentro da legalidade e exigindo o cumprimento de nossos direitos por parte do poder público! De acordo com a secretária geral, Simone Cardoso, “o sindicato atuará para defender as conquistas históricas de nossa categoria, pois foram elas que propiciaram uma maior valorização dos profissionais da educação”. 

Denúncias anônimas e convocações desnecessárias:
Cobramos critério no recebimento de denúncias, em particular as anônimas para que não ocorram interferências prejudiciais a organização do trabalho pedagógico nas nossas escolas! São situações que muitas vezes exigem o deslocamento professores, pedagogos e diretores para responder a reclamações não relacionadas às responsabilidades dos estabelecimentos de ensino e muito menos ao âmbito do trabalho docente. 

Projeto Escola Sem Partido:
O Secretário de Sindicalizados, Vandre Silva afirmou que “o momento em que vivemos, criou um ambiente de perseguições aos professores que trabalham temas que promovem o pensamento crítico”. E ainda no contexto das perseguições e patrulhamento ideológico aos profissionais da educação, afirmamos que travaremos uma luta muito intensa contra o projeto ‘Escola Sem Partido’ que tramita na ALEP. O posicionamento do sindicato em relação a esta proposta está em consonância com o Ministério Público do Paraná que considera o projeto autoritário e emitiu um parecer dizendo que a ‘lei da mordaça’ é “uma forma de vigia aos docentes, infringindo a sua liberdade de cátedra, desqualificando o trabalho docente e desconsiderando o que determinam as legislações que regem o magistério”. A própria SEED, bem como a Nova Chefia do NRE-AMN concordam com este ponto de vista em relação ao projeto, manifestando-se contrários a sua implantação. 
  
Distribuição de aulas e banco de dados permanente dos educadores e educadoras PSS:
Foi discutido também o modelo de distribuição de aulas e a burocracia envolvendo a documentação dos trabalhadores em educação do Processo Seletivo Simplificado (PSS). O secretário de Organização Élio da Silva cobrou a importância de organizar um “banco de dados” permanente referente à documentação, que todo ano é entregue para a contratação. Reivindicou que seja assegurada a remuneração de acordo com a maior titulação (Especialização, Mestrado e Doutorado), bem como revisão da Lei 108/2005 que rege a contratação de pessoal por tempo determinado, conforme defesa da pauta estadual. A chefia mencionou que já fez reunião com o Secretário de Educação, solicitando melhorias e mais organização do processo para a contratação desses trabalhadores.

Debate permanente e reuniões periódicas com o sindicato:
Por fim, solicitamos o compromisso de uma agenda mensal de reuniões com a chefia do NRE, para discutir e avaliar os avanços das pautas  municipais e estadual.

Participaram da reunião os representantes da App Metronorte, a Secretária Geral, Simone Cardoso, o Secretário de Sindicalização Vandré Silva e o secretário de Organização Élio da Silva. Representando o NRE, participou o chefe Alcione Luiz Giaretton.

sábado, 9 de fevereiro de 2019

APP Metronorte Acompanha Distribuição de Aulas do PSS na Região Metropolitana Norte

Nos dias 07 e 08 de fevereiro a APP Metronorte acompanhou a distribuição de aulas do PSS para os municípios de Bocaiúva do Sul, Tunas do Paraná, Quatro Barras e Almirante Tamandaré.

Nossa principal preocupação é garantir a transparência do processo, de modo que as listas com a classificação e com as aulas disponíveis ficassem visíveis e acessíveis a todos e todas. Também conversamos com os educadores e educadoras sobre nossa pauta, realizando um bom trabalho de base. 

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

APP Metronorte Acompanha e Fiscaliza Distribuição de Aulas na Região Metropolitana Norte

A APP Metronorte esteve nesta quarta-feira, dia 06 de fevereiro mobilizada para o processo de distribuição de aulas extraordinárias para os professores e professoras do Quadro Próprio do Magistério.

Nosso efetivo esteve presente em Colombo, em Piraquara e Almirante Tamandaré. Também acompanhamos todo o andamento do processo em outros municípios através de nossos grupos de WhatsApp, teleatendimento e e-mail.



quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

APP Metronorte Participa de Ato Contra a Implantação de Hora-Relógio Para a Jornada de Trabalho das Pedagogas e Pedagogos!

Nesta quarta-feira, dia 06 de fevereiro A APP Metronorte participou do ato pela revogação da jornada de pedagogas e pedagogos em hora-relógio, o que implica na impossibilidade de dia sem vínculo semanal. 

O objetivo é o cumprimento de hora-aula de 50 minutos, em condições similares aos professores e professoras de forma isonômica. O ato ocorreu em frente à Secretaria da Educação (SEED) em Curitiba! 






terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

APP Metronorte: Operação de Fiscalização e Acompanhamento da Distribuição de Aulas 2019



A APP Metronorte fará a fiscalização e acompanhamento de todo o processo de distribuição de aulas neste ano de 2019! Estamos formando equipes para orientar professores e professoras a fim de evitar quaisquer irregularidades e descumprimento das regras de atribuição de aulas extraordinárias para os profissionais do Quadro Próprio do Magistério e PSS. Faremos intervenções junto às direções de escola, documentação escolar e Núcleo Regional caso necessário, além de orientar o encaminhamento de requerimentos, reclamações e mesmo atendimento jurídico.

O trabalho será realizado com a presença de nossa diretoria nos locais de distribuição de aulas da Região Metropolitana Norte e também através do atendimento no nosso Núcleo Sindical; via internet em nossos e-mails e pelo WhatsApp.

Contato:
APP Metronorte
Endereço: Rua Voluntários da Pátria 475, 14º andar, sala 1407. Centro Curitiba-PR
Telefone: 3023 3649

E-mail: metropolitananorte@app.com