Nesta semana o governo federal apresentou a proposta de Reforma da Previdência! O projeto é mais um elemento do conjunto de ataques contra a classe trabalhadora e terá como alvo um direito fundamental que é a aposentadoria. Que mudanças serão feitas no regime previdenciário dos professores e professoras?
Como é Hoje:
IDADE: 50 anos para mulher e 55 anos para homem.
TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO: 25 anos para mulher e 30 anos para homem.
Proposta:
IDADE: 60 anos para ambos os sexos.
TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO: mínimo de 30 anos para ambos os sexos. Para obter o benefício integral serão necessários 40 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO!
Há uma elevação na idade mínima de 5 anos para os homens e 10 anos para as mulheres. No caso do tempo de contribuição mínimo, este permanece inalterado para os homens, porém representa uma elevação de 5 anos para as mulheres! A meta para atingir a aposentadoria integral é elevado para 40 anos, o que representa um grave retrocesso! De forma geral as professoras são as mais prejudicadas por esta Reforma!
Contribuição Previdenciária:
Outro problema é a contribuição previdenciária para as servidoras e servidores públicos. Há o risco iminente de um aumento nesta contribuição que pode saltar dos 11% para até 19% do valor do salário!
O projeto da Reforma da Previdência poderá passar por alterações e ainda não foi aprovado. É importante a mobilização de nossa categoria para evitar que sejam implantadas estas novas regras!
Referências:
Huffpost Brasil:
Coincidência!!! É exatamente como é feito em países da União Europeia, só que se esquecem que a cultura e o sistema de educação é totalmente diferente. Os professores são respeitados e o aluno tem uma ótima qualidade de vida. Deveriam copiar o sistema todo e não apenas parte dele.
ResponderExcluir