sábado, 15 de dezembro de 2018

APP Metronorte Realizou Excelente Curso do Programa Estadual de Formação em 2018!




Depois de tardes de trocas e ampliação do conhecimento em sua sede no Edifício Asa, a APP Metronorte encerra mais um Programa Estadual de Formação! Tivemos um longo ano debatendo grandes referenciais do tema “Democracia, Estado e Educação Pública para quem?”.
Curso administrado pela APP Metronorte teve 50 horas e certificação pela UFPR. Atraiu educadores e educadoras de toda região Metropolitana Norte! 
Ministrado em seis etapas com carga horária de 50 horas e certificado emitido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) nosso curso e válido para o avanço na carreira dos(as) educadores(as) públicos(as)!
Integração e trocas de experiências entre os participantes marcaram toda a trajetória do Programa Estadual de Formação da APP Metronorte! Emoção no dia do encerramento!
Todo o trabalho foi realizado com êxito pela Secretaria da Formação Política-Sindical e Cultura da APP Metronorte! Vanessa Collere fez um balanço deste ano sobre o desafio do Programa em 2018. “O desafio de agrupar tantos temas de importante discussão e trazer práticas dinâmicas que incluem diferentes áreas educacionais, sindicais, relações com os movimentos sociais e conjuntura política". Tânia Ribeiro ressalta a "importância de entender o papel do Estado, da Democracia e da relação com a escola pública, nos trouxe nesta formação um incrível desafio cumprido”.
Metodologia interativa tornou todo o processo mais significativo para os participantes. 
E fique atento para as inscrições para 2019! Todo ano ofertamos o Programa Estadual de Formação, com temas que trazem subsídios para o debate sobre o contexto social e político da Educação brasileira.
Vanessa Collere, Secretária de Política-Sindical e Cultura da APP Metronorte:"Foi um grande desafio agrupar tantos temas de importante discussão e trazer práticas dinâmicas que incluem diferentes áreas educacionais, sindicais, relações com os movimentos sociais e conjuntura política!"

 .





sábado, 8 de dezembro de 2018

APP Metronorte Participa do II Seminário da Educação do Campo! Resistência é a Palavra de Ordem!

Entre os dias 30/11 a 02/12, ocorreu no município de Adrianópolis-PR, pertencente a região do Vale do Ribeira,  o II Seminário da Educação do Campo. O evento foi organizado pelo Coletivo de Educadores do Campo do Paraná e São Paulo, pelas turmas de Licenciatura em Educação do Campo da UFPR Setor Litoral, Cerro Azul e Adrianópolis. O seminário também contou com o apoio da Articulação Paranaense por Uma Educação do Campo e da APP Metronorte!

O objetivo da realização do Seminário foi fortalecer essa modalidade de Educação no Vale do Ribeira. Nesse ano de 2018, organizações comunidades e escolas da região estão promovendo uma aproximação compreendendo o Rio Ribeira não como fronteira, mas como espaço de confluência de lutas contra o fechamento de escolas do campo. Desta forma, tivemos a participação das comunidades quilombola, indígenas, caiçaras e MST de todo o Vale do Ribeira, discutindo encaminhamentos, ações e desafios para o próximo período.
Vandre Alexandre e Elio da Silva no II Seminário da Educação do Campo do Vale do Ribeira. Resistência contra o fechamento de escolas de Educação do Campo!

A APP-Metronorte teve um papel importante durante o evento, pois contribuiu com a organização de modo geral, compondo a mesa de abertura, participando da mesa de análise de conjuntura e realizando debates e encaminhamentos nos diversos grupos de trabalho (GT). Ao final do Seminário, foi apresentado a organização de uma carta compromisso, assinada por todos os movimentos presentes, definindo ações e campanhas contra o fechamento de escolas do campo, bem como, solicitando abertura de escolas que foram fechadas.
Muitos educadores, Movimentos Sociais, quilombolas e comunidades agrícolas estiveram presentes no II Seminário da Educação do Campo do Vale do Ribeira. 

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

APP Metronorte Visita Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos, na Comunidade João Surá

No dia 22 de outubro a APP Metronorte esteve em visita ao Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos, na Comunidade João Surá no município de Adrianópolis.

Conhecemos a organização do Colégio e conversamos com professores, funcionários e alunos. Fizemos vários repasses da pauta da categoria e foram realizadas várias sindicalizações. 

A escola adota como metodologia os Temas Geradores do teórico da Educação Paulo Freire. Desta forma a experiência concreta dos estudantes e suas famílias, suas atividades na agricultura familiar, sua trajetória e História servem como ponto de partida para o desenvolvimento do conhecimento formal. A luta pela liberdade do povo negro paranaense marca todo o espaço simbólico do lugar e é celebrada através da consciência coletiva de toda a comunidade! 




sexta-feira, 9 de novembro de 2018

APP Metronorte: Muito Trabalho de Base nas Escolas da Região Metropolitana!

Na segunda quinzena de outubro, a APP Metronorte realizou visitas a escolas da Região Metropolitana Norte. Estivemos em Adrianópolis, Tunas do Paraná, Pinhais, Piraquara, Almirante Tamandaré e Colombo.
Os temas tratados nos debates com educadores e funcionários foram os modelos de Educação propostos pelos candidatos à presidência, os impactos do congelamento de investimentos, a situação do Paraná e vários pontos de nossa pauta permanente. 

terça-feira, 25 de setembro de 2018

APP Metronorte no Colégio Planta Deodoro em Piraquara

A APP Metronorte esteve no dia 24 de setembro no Colégio Estadual Planta Deodoro em Piraquara. Promovemos debates com professores e professoras do estabelecimento sobre temas relacionados a nossa pauta permanente. Fizemos reflexões sobre a importância da mobilização e paralisação do dia 30 de agosto, data em que resgatamos a História de nossas lutas e pressionamos o governo para o cumprimento de nossas reivindicações. 
Diante do cenário eleitoral, convidamos todos educadores e educadoras a pesquisarem a respeito das propostas dos candidatos sobre as demandas da nossa categoria e sobre a Educação como um todo. 
Ressaltamos nossa postura de neutralidade enquanto entidade sindical, porém apoiamos projetos políticos que respeitam a diversidade, que sejam laicos, inclusivos e promovam a qualidade de Ensino.



segunda-feira, 24 de setembro de 2018

APP Metronorte em Pinhais e Piraquara: Defesa e Promoção da Educação Pública!



Entre os dias 17 e 21 de setembro, a APP Metronorte cumpriu mais uma importante agenda de visitas. Estivemos nos Colégios Oscar J. Plácido e Leocádia Braga Ramos em Pinhais e no Colégio Mário Braga em Piraquara. 
Foram feitas avaliações da mobilização e paralisação do dia 30 de agosto, destacando a importância do ato como  forma de resgate histórico de nossas lutas e como pressão para o cumprimento de nossa pauta atual. 
Abordamos também a 19º Semana de Defesa e Promoção da Educação Pública promovida pela CNTE. Trata-se de uma campanha para possibilitar a inclusão da pauta educacional e social no debate eleitoral. Veja no link abaixo os materiais disponibilizados para esta discussão:





quinta-feira, 30 de agosto de 2018

APP-Metronorte: Presença Marcante no 30 de Agosto de 2018!

Neste 30 de agosto de 2018 a APP-Sindicato construiu um grande ato público com a tradicional marcha pelas ruas de Curitiba! Com o tema "Nossa Luta Tem Raízes na Educação", foi feita a memória dos massacres sofridos pela categoria nos governos de Álvaro Dias em 1988 e com Beto Richa em 2015. A Regional APP-Metronorte mobilizou um contingente significativo de professores, professoras, funcionários e funcionárias além de muitos estudantes de nossas escolas! Com muita criatividade, faixas, cartazes e disposição para a luta, nossa diretoria e base estiveram lado a lado nesta caminhada! 
A resistência dos trabalhadores e trabalhadoras da Educação deu o tom de todo o evento, que também trouxe a público nossa pauta: Data-Base, Hora Atividade, combate às perseguições e punições e luta contra a implantação da Reforma do Ensino Médio. 




quarta-feira, 15 de agosto de 2018

APP-Metronorte Visita o CEEP Newton Freire Maia em Pinhais

A APP-Metronorte visitou o CEEP Newton Freire Maia no dia 14 de agosto. No local foi realizada uma roda de debates com professores e professoras, funcionários e funcionárias sobre nossa pauta, sobre nossas campanhas e mobilizações. 
Taís Adams Gramowski e Teresa Lemos debatendo com professores, professoras, funcionários e funcionárias.


Um dos temas que mais gerou participação e interesse foi a campanha "Educar Sim, Adoecer Jamais" que denuncia o adoecimento da categoria. São muitos os fatores que levam a este quadro de risco a saúde dos educadores e educadoras. O corte de Horas-Atividade, excesso de trabalho extra-classe, ambientes estressantes, assédio moral e perseguições. Também há a necessidade de um programa de atendimento médico-hospitalar de qualidade e perícias humanizadas. 


Também foi dada ênfase à construção coletiva do 30 de agosto. Neste ano a mobilização marca os 30 anos do massacre promovido no governo de Álvaro Dias, mas também faz a memória do 29 de abril de 2015. São datas que não podem cair no esquecimento e mostram que nossa categoria tem uma grande história de lutas pela Educação, Democracia e direitos: "Nossa Luta Tem Raízes na Educação"!

Um dos temas que mais gerou participação e interesse foi a campanha "Educar Sim, Adoecer Jamais" que denuncia o adoecimento da categoria.

Tivemos a participação da companheira Teresa Lemos da APP- Estadual, Elio da Silva e Taís Gramoswski na condução dos debates.

terça-feira, 14 de agosto de 2018

APP-Metronorte Visita Adrianópolis: Trabalho de Base e Convocação Para o 30 de Agosto!

Neste dia 13 de agosto, a APP-Metronorte visitou escolas do Município de Adrianópolis. Esteve no Colégio Estadual do Campo Porto Novo, Colégio Estadual Selbmann e Colégio Estadual Santa Bárbara. 
Elio Silva debate com educadores em Adrianópolis.

APP-Sindicato presente nas escolas de Adrianópolis! Nossa Luta Tem Raízes na Educação!

Elio Silva e Simone Moraes: pauta dos funcionários e funcionárias de escola!

APP-Metronorte em Adrianópolis!


Promoveu debates com os educadores e educadoras, funcionários e funcionárias sobre todos os itens de nossa pauta, incluindo a Reforma do Ensino Médio, importância da sindicalização e mobilização para o 30 de agosto. 

Neste ano, o 30 de agosto ocorrerá sob as palavras de ordem "Nossa Luta Tem Raízes na Educação", que resgatam a triste memória da violência sofrida pela categoria nos governos de Álvaro Dias e Beto Richa. Neste dia, é importante ressaltar, estaremos em GREVE reivindicando o reajuste de nossa Data-Base e o fim das punições da Resolução da Maldade! 

Foi apresentada a campanha da APP-Sindicato "Educar Sim, Adoecer Jamais!" que denuncia as condições de trabalho de professores e professoras, que prejudicam sua saúde física e mental: salas superlotadas, redução de Horas-Atividade, assédio moral e perseguições. Além disso reivindica uma perícia médica humanizada e atendimento médico hospitalar adequado. 


terça-feira, 7 de agosto de 2018

APP-Metronorte Visita Município de Itaperuçu e Destaca a Pauta dos Funcionários e Funcionárias de Escola!

A APP-Metronorte esteve no Município de Itaperuçu nesta segunda-feira, dia 06 de agosto. Visitou as Escolas Estaduais Antonio Alves, Beda Maria, José Pioli e Luiz Maltaca. 

Nosso Núcleo Regional foi representado pelos membros da diretoria Elio da Silva, Simone de Moraes e Antonio Carlos da Silva. O trabalho de base realizado teve como foco o aprofundamento do debate sobre nossa pauta, trazendo para professores, professoras funcionários e funcionárias as deliberações da Assembleia Estadual da APP-Sindicato, realizada em 4 de agosto. Entre vários temas foram discutidos:

  • BNCC do Ensino Médio: reforçamos nossa posição contrária à Reforma que retira disciplinas e privatiza a modalidade;
  • Data-Base e Hora-Atividade: ações previstas em nosso calendário de lutas para reverter os ataques do governo aos nossos direitos;
  • Importância da Sindicalização e da Representação Sindical: promovemos a sindicalização de funcionários e funcionárias, professores e professoras,disponibilizamos fichas de inscrição;
  • Mobilização Para o 30 de Agosto: no dia 30 de agosto teremos GREVE! Nossa categoria relembrará a violência sofrida em nossa luta por direitos ao longo destas três décadas e reivindicará o cumprimento dos compromissos do governo, como a retirada das punições e revogação das perseguições, além de cobrar todos os itens de nossa pauta permanente!
    Simone de Moraes, Antonio Carlos e Elio Da Silva com funcionárias em Itaperuçu! Dia 7 de agosto é Dia das Funcionárias e Funcionários de Escola! Parabéns!
Merece destaque o importante diálogo com os funcionários e funcionárias. Fizemos o resgate dos avanços deste segmento obtidos a partir de muita negociação e mobilização, entre os quais está o concurso de remoção, garantia dos avanços e promoções. São necessárias ainda melhores condições laborais, maior oferta de cursos de formação (Profuncionário), revisão do porte das Escolas, demanda para substituição em casos de licença e é claro, reajuste da Data-Base! Antecipamos nossas homenagens a estes importantes trabalhadores e trabalhadoras, parabenizando a todos e todas pelo Dia do(a) Funcionário(a) de Escola, que é comemorado nesta terça-feira, dia 7 de agosto. Os funcionários e funcionárias desde 2009 são caracterizados como profissionais da Educação a partir da alteração do Artigo 61 da LDB! Sua participação ativa nas atividades sindicais é essencial para que possamos obter conquistas e avanços.
Simone conduz o debate com professoras e professores em Itaperuçu: pauta da categoria, BNCC do Ensino Médio e mobilização para o 30 de Agosto!

A APP-Metronorte foi muito bem recebida em Itaperuçu! Obrigado pela acolhida!

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Hermes Silva Leão Participa do Conselho Regional da APP Metronorte

No dia 02 de agosto de 2018 ocorreu a Reunião do Conselho Regional Ampliado da APP-Meronorte. Neste encontro, levamos para o debate as principais demandas da categoria, a partir de levantamento feito diretamente com as bases. Fizemos várias avaliações e encaminhamentos que serão debatidos no Conselho Estadual da APP-Sindicato a ser realizado neste dia 03 de agosto, sexta-feira.
A reunião do Conselho Regional da APP-Metronorte contou com a presença de Hermes da Silva Leão, presidente da APP-Sindicato.

De forma democrática, nosso efetivo realizou ao longo do período uma série de visitas a escolas da Região Metropolitana Norte, promovendo debate e discussões com a categoria sobre todos os aspectos de nossa pauta. Somente a partir deste contato com os trabalhadores e trabalhadoras da Educação foi possível elaborar um panorama coerente dos posicionamentos e expectativas que garantiram a transparência e representatividade deste Conselho Regional. 

Os temas abordados foram:
  • Análise da conjuntura política e econômica estadual e federal, com ênfase no contexto da Educação e Políticas Públicas;
  • Desdobramentos de nossa campanha salarial, de nossa luta pela Data-Base, dos avanços e retrocessos neste debate tão difícil com o governo e com a sociedade;
  • O impasse de nossa reivindicação pelos 33% de Hora-Atividade, judicializado e julgado no Tribunal de Justiça do Paraná, com uma decisão desfavorável ao conjunto dos educadores e educadoras e que agora segue para instâncias superiores (STJ);
  • Plataforma Política: os trabalhadores e trabalhadoras da Educação do nosso Estado fazem uma série de reivindicações  para os candidatos e candidatas ao governo e exigem mudanças nas políticas abusivas de perseguição e ataques a categoria;
  • BNCC do Ensino Fundamental e BNCC do Ensino Médio: mercantilização da Educação, neoliberalismo, falta de um debate efetivo com a categoria, riscos de fechamento de postos de trabalho para docentes, equipe pedagógica e funcionários com as mudanças estruturais no Ensino Médio que preveem corte de disciplinas e terceirização. 
  • Estratégias para nossas lutas neste semestre e mobilização para o 30 de agosto. 
Nossa reunião teve a presença do Presidente da APP-Sindicato, Hermes Silva Leão que contribuiu em todo o debate com suas análises e testemunhos de quem esteve ativamente à frente de todos os embates com o governo. Para o presidente da APP-Sindicato é crucial a tarefa de mobilizar efetivamente nossa base, resgatando as comunidades escolares e a população em geral para um enfrentamento ao retrocesso que as políticas neoliberais nos impõe. 

APP-Metronorte Visita Escolas do Município de Dr. Ulysses e Cerro Azul na RMC!

A APP-Metronorte dá continuidade a uma ampla série de visitas a escolas da Região Metropolitana Norte de Curitiba. No dia 30 de julho nosso efetivo esteve pressente no município de Dr. Ulysses, onde foi muito bem recebido, promovendo amplo debate com professores, professoras, funcionários e funcionárias. 
Elio da Silva conduz debate com professores e professoras de  Dr. Ulysses. 

Simone de Moraes em Dr. Ulysses: debates sobre nossa pauta e discussões sobre a BNCC com educadores e educadoras. 

Nossas discussões levantaram os seguintes temas:

  • Pauta da categoria: impasses da Data-Base e Hora-Atividade; 
  • PSS: posicionamento da APP-Sindicato a favor da revogação imediata dos cortes salariais;
  • BNCC do Ensino Fundamental e do Ensino Médio: a APP-Sindicato orienta a categoria a utilizar os documentos das Diretrizes Curriculares como embasamento para a definição de conteúdos e temas para a Base Nacional Comum do Ensino Fundamental, resgatando a autonomia pedagógica das escolas. Quanto a BNCC do Ensino Médio, a entidade reforça sua total oposição às mudanças impostas, mobilizando os educadores e educadoras e toda população para um enfrentamento à Reforma do Ensino Médio. Disponibilizamos textos para orientar o debate nas escolas e carta a ser encaminhada para o MEC;
  • Perseguições e retirada de aulas extraordinárias de professores e professoras que usufruíram de licença em 2017: reforçamos nossa posição contrária a estas medidas e orientamos encaminhamentos aos casos relatados;
  • Plataforma Política: reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras da Educação aos candidatos e candidatas ao governo do Estado;
  • Pauta específica dos funcionários e funcionárias: Salário Mínimo Regional e concurso de remoção para Agentes I e II, vale transporte e condições de trabalho.
  • Convocação para Assembleia Estadual da APP a ser realizada no dia 04 de agosto, em Curitiba,  às 14 horas no Espaço Reviver na Av. Iguaçu 830. 
  • Mobilização para o 30 de agosto.
    Pauta dos funcionários e funcionárias em Dr. Ulysses. 
Além das visitas a escolas de Dr Ulysses, a APP-Metronorte esteve também em Cerro Azul, disponibilizando textos e materiais de divulgação. 

segunda-feira, 30 de julho de 2018

APP Metronorte Visita Escolas na Semana Pedagógica

A APP Metronorte participou ativamente da Semana Pedagógica nestes dias 26 e 27 de julho. Foram realizadas visitas a escolas de vários municípios: Piraquara, Pinhais, Colombo, Campina Grande do Sul e Tunas do Paraná! 
Material de leitura e estudo para a Semana Pedagógica e cartaz do dia 30 de agosto.

Os debates, realizados com professores professoras, funcionários e funcionárias levantaram vários temas importantes:
  • Base Nacional Comum Curricular;
  • Reforma do Ensino Médio;
  • Itens da nossa pauta: Hora-Atividade, reposição salarial, punições aos trabalhadores e trabalhadoras da Educação, corte salarial dos PSS, Plano de Carreira do Magistério, PDE e muitos outros temas;
  • Principais conquistas para os funcionários e funcionárias, como o Piso Estadual e Concurso de Remoção;
  • Convocação para o Conselho Regional Ampliado do dia 02 de agosto;
  • Plataforma política para os(as) candidatos(as) ao governo do Estado;
  • Mobilização para o 30 de agosto.
    Elio da Silva em Piraquara, debatendo nossa pauta com a categoria.
Debate e leitura da Edição Pedagógica do Jornal 30 de Agosto em Colombo.
Trabalhadores e trabalhadoras da Educação de Colombo.
Houve muita participação nas discussões marcadas pela indignação com os impasses sobre a Hora-Atividade e Data-Base. A BNCC e Reforma do Ensino Médio também foram alvo de críticas por parte dos educadores e educadoras presentes.

Debate da APP em Tunas do Paraná.

quarta-feira, 25 de julho de 2018

APP Metronorte Participa do Curso de Formação de Jovens Sindicalistas na Escola Sul da CUT

Ocorreu nos dias 16, 17 e 18 de julho, na Escola Sul da CUT, Em parceria com a DGB (Confederação Alemã de Trabalhadores), um curso de formação com o tema Educação Sindical e Organização de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil. O evento reuniu jovens dos três estados da região Sul com o objetivo de discutir estratégias de ampliar sua representatividade no movimento sindical e em especial na Central Única dos Trabalhadores!
Jovens de toda Região Sul do Brasil no evento da Escola Sul da CUT. Vandre e Denila Coelho representando a APP-Sindicato.

A APP Metronorte teve sua representação garantida pelo secretário de sindicalizados/as, Vandré Alexandre Silva. Isso porque um de nossos desafios é promover políticas, juntamente com outras secretarias e núcleos da APP sindicato, de inserção de jovens na APP e nos sindicatos da CUT. De acordo com Vandré Silva “é preciso ampliar a participação da juventude trabalhadora, pois é ela que enfrentará e sentirá na pele as novas regras do desmonte na legislação trabalhista”.

Vandré complementa sua análise: “entender o que é a Central Única dos Trabalhadores (CUT) é essencial para organizarmos a luta da classe trabalhadora. Compreender o princípio classista, que é baseado na solidariedade, onde o problema de um é problema de todos é essencial para a nossa organização sindical. Ainda é necessário fortalecer, e que sirva como fundamento para o trabalho sindical, a organização pela base, fazendo o trabalho sindical aonde deve ser feito, no chão das fábricas, escolas, etc”.
Vandre Alexandre Silva (no centro), faz suas considerações e explanações sobre a importância da inserção dos jovens no movimento sindical.

Não podemos fugir do debate da sindicalização! É uma atitude consciente que dará a sustentação necessária para que a entidade possa ser representativa e combativa. Essa maior participação é vista como uma forma de fortalecer a democracia interna e também na sociedade. Esta organização através da CUT, além de ameaçar as estruturas postas pelo poder instituído, tem se mostrado um forte agente na relação de forças entre os patrões e os trabalhadores e isso a tornou alvos de ataques de criminalização. A assessora da secretaria de formação da CUT, Ana Paula Melli, nos relata que abriu-se um campo de oportunidades na organização da classe trabalhadora: “é a perspectiva de luta e implementação de outro modelo de sociedade que visa a conquista da igualdade de oportunidades entre a classe trabalhadora”.
Delegação paranaense no evento da CUT. Nenhum direito a menos!
A superação do corporativismo e a busca de igualdade de oportunidades é essencial para a construção de uma sociedade mais justa.

A delegação paranaense contou com representantes da APP-Sindicato, FETRAF, SindiPetro, Sindicato dos Bancários de Curitiba e região e oposição ao Sinditest.

Texto: Vandre Alexandre Silva e Sergio Roberto Jarosz Antunes.

Fotos: Escola Sul da CUT.

sábado, 30 de junho de 2018

Programa de Formação da APP Metronorte: Em Pauta a Democracia, o Estado e a Educação no Brasil!


Teve início neste sábado, dia 30 de junho, o Programa de Formação 2018 da APP Metronorte! Em parceria com a UFPR e com carga horária de 50 horas, o programa aborda temas de grande importância no âmbito da Educação e da atuação sindical: direitos humanos, direitos sociais, aspectos da organização sindical e dos movimentos populares, política econômica, diversidade e gênero além de elementos do trabalho pedagógico.


Serão ministradas palestras, oficinas, debates, produção textual e apresentações. Todo o processo será pautado nas discussões sobre o papel do Estado, a importância da Democracia e no objeto da Educação neste cenário de avanço das políticas neoliberais e cerceamento dos direitos dos cidadãos e cidadãs.


Este processo formativo visa instrumentalizar nossos sindicalizados para estabelecer uma resistência! Trata-se de potencializar ações organizadas para a retomada de uma trajetórias de conquistas para os trabalhadores e trabalhadoras da Educação e para as classes populares representadas por nossos alunos e alunas e suas comunidades. 

                                      Sergio Roberto Jarosz Antunes
                            Diretoria de Comunicação APP Metronorte



terça-feira, 26 de junho de 2018

Pressão! APP Metronorte na Luta Pela Data-Base!

A luta sempre vale a pena! A APP Metronorte esteve presente no acampamento e na mobilização pela Data-Base nos dias 25 e 26 de junho!


A pressão seguirá firme até o governo mandar outra mensagem para a Assembleia Legislativa! A proposta de 1% de reajuste nada mais é do que outro calote no funcionalismo público paranaense! Um desrespeito!



São três anos sem correção da inflação, além de cortes salariais aos professores e professoras PSS, diminuição das Horas-Atividade e saques a nossa Previdência! Não podemos mais suportar tantos ataques! 



Com a pressão das servidoras e servidores públicos, os demais projetos de reajuste (Legislativo e Judiciário) também foram suspensos até quarta-feira da semana que vem, dia 04 de julho! 



Vamos todos e todas reforçar esta luta no Acampamento Pela Data-Base, nas Escolas, nas Sessões da ALEP e nas redes sociais! Participe!


Elio da Silva
 Secretário de Organização da APP Metronorte