A luta pelos Direitos Humanos nunca visou "defender bandidos". Isso é uma invenção de grupos ligados a uma política antidemocrática e opressora! A acusação feita por estas organizações reacionárias tem como objetivo disseminar a falsa ideia de que as garantias constitucionais podem ser violadas em nome "da segurança", dos "bons costumes". Veja as contradições deste discurso:
- Mesmo as pessoas que compram o discurso reacionário são a favor dos Direitos Humanos e nem sabem disso. Afinal quem é contra o direito a Saúde, Educação e Segurança? Tudo isso está previsto na pauta dos Direitos Humanos!
- Muitos políticos que se posicionam contra os Direitos Humanos estão sempre participando de eleições - o que só é possível numa sociedade democrática. Será que esqueceram que Democracia é um destes direitos que eles condenam?
- Liberdade de Expressão: hoje em dia todo mundo pode expressar suas opiniões sobre costumes, política, religião. De onde acha que este direito veio? Resposta: Direitos Humanos! Em sociedades totalitárias ninguém pode criticar os governos. Em estados fundamentalistas religiosos só são permitidas as manifestações ligadas ao credo oficial. Os costumes que contrariam as regras de conduta estabelecidas autoritariamente em regimes de exceção são duramente punidos.
- É contra os Direitos Humanos mas quer casa financiada por programas de habitação? Mais uma vez caiu em contradição... os Direitos Humanos defendem políticas públicas de facilitação de acesso a moradia!
- Quer receber socorro médico emergencial, ter acesso a tratamento e medicamentos caros em Hospitais Públicos, mas é contra os Direitos Humanos? Nada mais contraditório. O direito à saúde pública universal é em grande parte inspirada nas concepções humanistas...
- E se alguém inventar uma mentira sobre você e isso te levar a prisão injustamente? E se uma autoridade te der "carteirada" e passar por cima de seus direitos? Qualquer pessoa mal intencionada ou mesmo autoridades constituídas podem fazer acusações para prejudicar terceiros, com objetivos políticos ou movidos por racismo, xenofobia, homofobia, machismo... por preconceitos ideológicos de todo tipo. E se a pessoa é pobre e sofre tratamento discriminatório? Só a existência de uma Justiça imparcial, de códigos de Leis, processos conduzidos de forma a garantir a igualdade de condições de defesa podem coibir estas práticas! Mais uma vez os Diretos Humanos são requisitados!
- Não quer ser explorado no trabalho? Apoia os direitos trabalhistas? Direitos Humanos...
- Não quer sua privacidade inspecionada sem sua autorização? Sua correspondência, telefonemas ou seus dados pessoais não podem ser violados. Os mais reacionários concordam que isso seria criminoso. Está na Declaração Universal dos Direitos Humanos.
- Os Direitos Humanos incluem o direto ao casamento livre, sem interferências ou determinações de terceiros.
- Os Direitos Humanos incluem a igualdade entre homens e mulheres e uma sociedade sem machismo!
- Os Direitos Humanos condenam a violência do Estado e de seus órgãos de repressão!
Nós, educadores e educadoras precisamos discutir este tema com nossos alunos e alunas com argumentação sólida. Vamos desfazer todas as falácias que são veiculadas por toda uma legião de pessoas desinformadas e preconceituosas. É mais do que nunca necessário que a Educação exerça seu papel na construção de um mundo melhor.
A APP Sindicato Regional Metronorte apoia os princípios contidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos e solidariza com todos e todas que lutam por seu cumprimento!
Esta matéria é dedicada a vereadora da cidade do Rio de Janeiro, Marielle Franco, defensora da liberdade e de uma sociedade igualitária e que foi assassinada covardemente no dia 14 de março de 2018.
Esta matéria é dedicada a vereadora da cidade do Rio de Janeiro, Marielle Franco, defensora da liberdade e de uma sociedade igualitária e que foi assassinada covardemente no dia 14 de março de 2018.
Sergio Roberto Jarosz Antunes
Diretoria de Comunicação da APP Metronorte
Nenhum comentário:
Postar um comentário